26/02/2024

Conheça os benefícios da sustentabilidade corporativa

A mentalidade empresarial mudou e o ESG está cada vez mais presente na cultura do setor. Hoje, Governos, sociedades e partes interessadas esperam que as empresas se envolvam em práticas de negócios que sejam boas para as pessoas e o meio ambiente, e não somente para os resultados financeiros. Isso ocorre porque o crescimento econômico sustentável não é mais apenas um imperativo empresarial - é fundamental para o nosso futuro.

Quando falamos em sustentabilidade, precisamos pensar que existem vários tipos e que cada um consegue desempenhar a sua função dentro da sociedade. Mesmo que pareça impossível, sempre há espaço para o pensamento sustentável e soluções pensadas no bem do meio ambiente. 

Sendo assim, é essencial que as organizações adotem estratégias de sustentabilidade corporativa para lidar com a volatilidade do clima, criar um mundo melhor para nossas comunidades e garantir que o crescimento econômico de longo prazo seja possível.

A conscientização dos países em descobrir formas de promover o crescimento econômico das empresas ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente para as gerações futuras foi primordial para dar origem ao termo sustentabilidade. Esse conceito surgiu durante a década de 1980 e desde então se transformou em cenário para causas sociais e ambientais, principalmente no mundo dos negócios.

A partir deste princípio, a sustentabilidade corporativa passou a ser um fator determinante para o sucesso das empresas, reunindo, simultaneamente, o econômico-financeiro, o social e o ambiental.

Na prática, significa que as organizações devem priorizar os resultados econômicos ao mesmo tempo em que desenvolvem ações para eliminar os impactos socioambientais, mantendo a longevidade do negócio. A sustentabilidade corporativa contribui para uma sociedade cada vez mais justa e igualitária, e atua de forma ética e transparente.

Deve ser pensada como criadora de valor. Assim, o termo é uma ferramenta de redução de riscos, de diminuição de custos, de atração de investimentos, de geração de valor para a marca e de motivação e retenção de pessoal.

O desenvolvimento da sustentabilidade corporativa traz algumas vantagens para a empresa. Entre elas a publicidade positiva, o engajamento dos colaboradores e o crescimento econômico.

Os consumidores estão cada vez mais críticos e atentos aos processos produtivos. Buscando sempre aquelas empresas preocupadas com a proteção ambiental e o respeito à sociedade.

Quais são as vantagens e sua importância?

Investir em sustentabilidade corporativa reforça a imagem do negócio, traz publicidade positiva e aumenta a sua competitividade no mercado, ou seja, sua marca se destaca de forma positiva entre os seus concorrentes.

Para implantar ações sustentáveis para busca da sustentabilidade corporativa, empresas, que se destacam no mercado como uma marca sustentável, incorporam uma gestão de resíduos eficiente.

Através da gestão é possível pontuar melhorias no processo que contribuirá para a proteção ambiental, o desenvolvimento econômico e social.

Sendo assim, uma à sustentabilidade corporativa influencia a otimização de recursos, a retenção de colaboradores, a conquista de investimentos, a imagem perante a sociedade e, como consequência, os resultados econômicos da empresa.

Nós, da Juntapel, possuímos soluções de gerenciamento de resíduos pensadas na sustentabilidade dos negócios. Para conhecer mais, fique de olho nos nossos conteúdos do blog e nas nossas iniciativas.